quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dores nas COSTAS????


Dorsalgia (ou "dor nas costas") pode provir dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas ligadas à coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, localizada ou difusa. Pode ter características em picada ou ardor. A dor cervical pode deslocar-se pelo braço e mão e parte superior das costas. Na parte inferior pode deslocar-se pela perna e pé e incluir fraqueza e dormência.

A dor nas costas é uma das queixas mais frequentes. Estima-se que entre 65% e 80% da população mundial desenvolvam a enfermidade em alguma fase das suas vidas; todavia, a dorsalgia não costuma ser incapacitante, e mais da metade dos que padecem dela costumam recuperar-se em até uma semana . Crises agudas de dorsalgia ou uma das suas variantes, a lombalgia (que afecta a parte inferior das costas), são uma das principais causas de afastamento ao trabalho, algo que pode estar ligado a questões de postura.

A espinha dorsal é uma complexa rede que liga nervos, articulações, músculos, tendões e ligamentos, e todos são capazes de produzir dor. Grandes nervos que se originam da espinha e vão até as pernas e braços podem espalhar dor para as extremidades. Todavia, algumas vezes a dor nas costas pode ser experimentada mesmo quando nenhum problema anatômico subjacente é aparente.

A Massagem é indicada. Utilizam-se técnicas próprias com o objectivo de activar a circulação sanguínea (periférica) e linfática (profunda), auxiliadas com o uso de óleos e com o objectivo de aumentar a irrigação e relaxar toda a musculatura.
É indicada para atenuar dores nas costas, dorsalgia, lombalgia, ciática, braquialgia, pernas cansadas e pesadas e todos os estados provenientes do stress excessivo.
Alguns dos seus efeitos: diminuição da tensão muscular, alívio da dor, combate a inflamação, actua no sistema nervoso e circulatório, activa a circulação sanguínea e linfática e proporciona bem-estar e melhoria do estado de alerta.

Massagem terapêutica pode ajudar a aliviar a dor e melhorar o funcionamento em pessoas com doenças crônicas dor lombar , de acordo com um estudo recente da revista Annals of Internal Medicine.

Durante 10 semanas, 400 pacientes (os quais sofreram a dor lombar há pelo menos três meses) foram atribuídos a um dos três tratamentos: massagem estruturais, massagem de relaxamento, ou cuidado habitual. Membros dos grupos de massagem recebeu uma massagem de uma hora uma vez por semana, enquanto os membros do grupo de tratamento usual na maior parte contou com medicamentos para aliviar sua dor.

No final do período de tratamento, mais do que um em cada três massagem recebendo pacientes disseram que sua dor nas costas foi completamente resolvido ou tinha melhorado muito. Por outro lado, apenas um em 25 pacientes designados para os cuidados habituais experimentou um grau semelhante de alívio da dor. Além do mais, os membros quase o dobro dos grupos de massagem mostraram melhorias significativas no funcionamento até o final do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário